Curiosidades

  Vamos descobrir alguns segredos fascinantes sobre esses nossos queridos gordinhos!

Fernanda Akiko

Ele é um dos peixes mais

populares do mundo

Sim, é verdade! Eles são um dos animais de estimação mais populares.   Kinguios (junto com cães, gatos e periquitos) foram mantidos como animais de estimação por mais tempo do que qualquer outro animal.

Mais de 480 milhões de Kinguios são vendidos todos os anos! Isso é realmente mais do que cães e gatos juntos. Mas não é surpresa para nós que os amamos, afinal, eles fazem seu papel perfeitamente: são fofos demais!

Você pode saber a idade

pelas suas escamas

Uma árvore e um Kinguio não parecem ter nada em comum, mas saiba que para cada ano de vida desenvolve-se um anel em suas escamas. Basta contar o número de anéis, assim como faz em um tronco de árvore, para determinar sua idade, mas você vai precisar de um microscópio para vê-los. 

Kinguios têm possuem sexto sentido 

Foto: Mário Barros

Você pode ter notado uma fileira de pequenos pontos em cada lado do seu Kinguio

Observe a linha lateral que vai das guelras do Ryukin até a cauda.

Isso é chamado de "linha lateral". É um órgão que realmente dá ao peixe a capacidade de sentir mudanças de pressão na água, como vibrações e correntes. 

Kinguios comem qualquer peixe que caiba na boca. 

O lema da vida de um Kinguio é: "Se ele se encaixa na boca e pode ser comido, é comida". Tão bruto quanto parece e isso inclui seus próprios filhotes. Então, se você os manter com outros peixes ou peixinhos muito menores, pode descobrir que um dia eles estão aqui... no dia seguinte, sumiram. 

Kinguios vivem mais do que você pensa

Muito surpreendente, certo? 
A maioria das pessoas acha que eles não têm muito tempo de vida e morrem rapidamente. Mas quanto tempo eles realmente vivem? 
Bem, o Kinguio mais antigo (registrado) chegou aos 40 anos. 

Kinguios podem morrer

de tanto comer

Não os culpe... São peixes que não possuem estômago, se você também não tivesse, teria dificuldade em saber quando estaria cheio. Lembre-se que eles têm uma missão na vida: comer, comer e comer. 

Kinguios possuem dentes. 

Sim! Eles têm dentes planos e no fundo da boca, cientificamente chamados de dentes faríngeos. 
Na hora das refeições, preste atenção:  você consegue ouvir o barulho que fazem enquanto trituram a ração. 

As barbatanas e escamas podem voltar a crescer.

Nem tudo está perdido para o peixe que foi ferido! Com água de boa qualidade podem se recuperar muito bem do dano. 

Kinguios bocejam?

Não, eles não bocejam da mesma forma que as pessoas, mas sugam a água para limpar suas guelras. Não é porque estão com sono! 

Kinguios podem hibernar?

No inverno, em lagos de águas frias, sua frequência cardíaca diminui e eles param de comer, então eles dormem. Depois que o inverno acaba saem de seu longo cochilo, muitas vezes prontos para desovar! 

 


 
O que você achou dessas curiosidades? Muito interessante saber que Kinguios possuem dentes e que eles podem viver conosco por muitos e muitos anos. Cuide bem deles, para que possam passar muito tempo ao seu lado! 

Foto: Mário Barros