Receitas

As receitas apresentadas nessa página são perfeitas

como um complemento para a alimentação de seu

kinguio. Porém não substituem alimentos industrializados que levam em consideração diversos fatores ligados a uma nutrição balanceada.

Fotos Rosana Ferreira

Gelatinas 

Salmão e espinafre

Rosana Ferreira

1-Separe a cenoura, a abobrinha, a acelga e o brócolis. Higienize-os e cozinhe-os no vapor, para conservar suas propriedades. Cozinhe o salmão em água fervente e higienize as folhas do espinafre, para utilizá-las cruas. Pique bem as 2 folhas de alga Nori 
2-Bata tudo no liquidificador com 250 ml de água A mistura deve ficar bem homogênea.
3-Em uma panela, dissolva 3 pacotinhos de gelatina sem sabor - geralmente, tem instruções na embalagem, mas eu coloco água o suficiente para cobrir todo o pó de gelatina, a fim de hidratá-la bem e então levar ao fogo para dissolvê-la. Caso utilize o Agar Agar, prepare conforme as instruções.
4-Acrescente a gelatina preparada à mistura já batida. Misture mais um pouco e adicione as sementes de Chia hidratadas. Essa semente, além de muito rica em fibras e minerais, também contribui para a prevenção dos problemas de bexiga natatória. Misture com uma colher, a fim de não partir a Chia. O rendimento final, seguindo as instruções acima, resulta em mais ou menos meio copo de liquidificador ou 3 forminhas de gelo.
5-Finalmente, coloque a mistura nas forminhas de gelo e leve ao congelador. Quando congelar, retire das formas, guarde em um recipiente - saquinho ou vasilha.
6 -Antes de servir aos peixes, deixe de um dia para o outro na geladeira, a fim de descongelar. Depois, é só cortar em pequenos pedaços e oferecer (suja bem menos a água desta forma).

Ingredientes

Um pequeno pedaço de salmão
½ Cenoura
½ Abobrinha
2 folhas de acelga
4 buquês de brócolis
Folhas de 2 talos de espinafre
2 folhas de alga Nori
250 ml de água filtrada
3 pacotinhos de gelatina sem sabor ou um envelope de Agar Agar
2 colheres de sopa rasa de semente de chia hidratada de um dia para o outro


Após um tempinho na geladeira, a gelatina vai endurecer e podemos corta-la em cubinhos. Deixe na geladeira o que vai usar nos próximos 2 dias e congele o restante.

Foto: Mário Barros