SBK

Sociedade Brasileira de Kinguios

A recém fundada Sociedade Brasileira de Kinguios é uma sociedade dedicada a  todos os entusiastas de kinguios no Brasil. É um porto seguro de informações  que tem como meta auxiliar hobbystas de todos os níveis que buscam não  apenas por estudos e artigos, mas por uma comunidade onde possam interagir, aprender e contribuir com suas experiências.

Nossos objetivos

- Definir as características e padrões das variedades de Kinguios;

- Padronizar o sistema de GRADE para kinguios de linguagem;

- Promover a criação responsável de kinguios;

- Melhorar a imagem e a qualidade dos kinguios no Brasil;

- Contribuir com a divulgação de estudos e artigos;

- Criar fóruns de discussões sobre diversos tópicos relacionados;

- Promover cursos e palestras sobre kinguios;

- Aproximar os hobbystas, fazer novos amigos e ampliar o quadro de membros;

- Promover shows e competições de kinguios no Brasil.

foto Mário Barros

Ryukins

Diretoria 

PRESIDENTE

Mário Barros

Natural de Recife PE, passei boa parte de minha vida fora do Brasil entre Portugal e Inglaterra (onde resido a quase duas décadas). Minha paixão pelo aquarismo surgiu cedo e tive meu primeiro aquário já no final da década de 80. Curioso, sempre tive interesse em aprender diferentes técnicas para manter os mais variados tipos de peixes, plantas e invertebrados. Há anos me dedico exclusivamente aos kinguios. Também sou parte da nova diretoria da Goldfish Society of Great Britan, uma associação com quase 70 anos de existência dedicada a kinguios. Possuo um canal no YouTube chamado FatGoldfish com o objetivo de fortalecer o hobby e a imagem desses peixes fantásticos.

VICE PRESIDENTE

Marcus Paulussi

Meu interesse por animais vem desde muito pequeno quando saía com meu pai para pescar e coletar pequenos peixes na beira da represa. Com o passar dos anos o prazer em manter esse animais só cresceu, o que me levou a ingressar no Curso de Medicina Veterinária, e a o contrário de muitos aquáristas fui conquistado pelos kinguios por sua história de evolução e pela ligação com culturas do oriente,  que tanto me fascinam. Sempre mantive peixes e em 2010 montei minha primeira bateria. Após muitas pesquisas, mesmo com a escassez de material na época, mantive kinguios pelos próximos  oito anos, aprendendo muito com esses peixes. Em 2017, após uma rápida e necessária mudança, perdi todos meus peixes, o que me motivou a estudar mais. Hoje em 2018,  com o apoio de minha esposa e filhos, voltamos a manter esses peixes tão fantásticos, mas de uma forma mais organizada e bem mais estudada.

Mantenho hoje exemplares de Pérolas, Telescópios, Olhos de Bolha, e atualmente venho estudando muito sobre a genética/morfologia  dos Wakins.

SECRETÁRIO

Sérgio Monteiro

Natural da Cidade do Porto em Portugal. Electromecânico, Pai, Marido, Bonsaista, Aquarista e um eterno aprendiz. Desde sempre um apaixonado pela cultura Japonesa, cedo comecei com bonsai, mais tarde e para complementar um espaço de lazer e descanso com esse tema acabei montando meu primeiro lago com carpas nishikigoi e foi então que a paixão por estas maravilhosas criaturas se instalou até hoje. Elas trouxeram consigo a curiosidade e o deslumbre pelo mundo aquático e nomeadamente por Kinguios. 

COORDENAÇÃO 

DENIS CETERA

Coordenação técnica

Natural de Macapá - AP. Fanático, vidrado e apaixonado por todas as espécies da aquariofilia, principalmente kinguios e cascudos, respiro aquarismo vinte e quatro horas por mais de trinta  anos. Que venham mais trinta.

ROSANA FERREIRA

Coordenação técnica

Natural de Rio Claro-SP, bióloga de formação, artista amadora, aquarista desde a adolescência, dedicando-se aos kinguios desde 1999.

SOLANGE NALENVAJKO 

Coordenação website

 Natural de Curitiba-PR, posso me chamar de aquarista somente a partir de 2010, época em que realmente comecei a estudar sobre o peixe que tinha (entrei no aquarismo pelas nadadeiras de um kinguio) e planejar o que considero meu primeiro aquário de verdade: 160 litros para abrigar dois kinguios. A paixão por eles - mantidos em aquários de baixa manutenção e com plantas naturais - perdura até hoje e já me trouxe muito em aprendizado, conhecimento e amigos.
 Sou formada em Administração de Empresas pela FAE e ocupo a posição de Rainha do Lar, convivendo com a nobreza, estudando temas referentes ao aquarismo e escrevendo artigos sobre este assunto.

CIDA PORTO

Coordenação de website / Ilustração

Natural de Feira de Santana-BA, Artista Plástica Formada pela Escola de Belas Artes UFBA, apaixonada por Kinguios.

FERNANDA AKIKO

Coordenação de membros/

Coordenação mídias sociais 

Paranaense nascida no Japão,  foi lá que minha paixão por Kinguios começou. Atualmente estou me dedicando aos Ryukins e espero que daqui a alguns anos essa variedade seja de fácil acesso aos hobbystas. Tenho cerca de setenta Kinguios, então talvez eu seja uma espécie de “colecionadora”. Todos tratados com o maior cuidado possível, já não sei mais viver fora desse fantástico e maravilhoso hobby. Os kinguios me ensinaram que para se alcançar o sucesso é preciso amor, dedicação, estudo e principalmente paciência.

ROBERTA CORREA

Iniciei no hobby com um lago de carpas nishikigoi , apaixonada por sua  mitologia oriental e melhoramento genético acabei me deparando com algo mais extraordinário ainda ,a história fascinante de evolução dos Kinguios. Alguns anos que me dedico apenas na criação desses belos animais onde iniciei  com cinco telescópios  black e atualmente possuo algumas variedades de fancy  . Aficionada, quero  fazer minha parte no melhoramento genético ,para que essa arte milenar se prolongue a gerações futuras. 

Foto: Mário Barros