Wen

De formato enrugado e textura que lembra muito uma amora, o Wen é um acúmulo de camadas sobrepostas de pele que se desenvolve na cabeça de muitas variedades de  kinguio  

Marcondes Ribeiro, Roberta Correa

Ilustrações Cida Porto

Para caracterizarmos os diferentes formatos mais protuberantes de wens presentes em algumas variedades de kinguios, devemos nos remeter ao tempo, mais precisamente em duas regiões distintas: China, local de origem do kinguio e país onde surgiu as primeiras descrições a respeito do contorno diferenciado do wen e Tailândia, país que também se destaca a respeito de algumas definições sobre formas menos comuns do wen presentes em algumas variedades de kinguios. Apresentaremos nesse artigo as descrições dos dois países, não com o intuito de contestar uma ou outra, mas pelo contrário, tentaremos expor ambas as nomenclaturas adotadas pelos dois países e de maneira imparcial demonstraremos suas as principais características. 
CHINA  
 
O crescimento do wen se mostra como um acúmulo de camadas sobrepostas de pele ao longo da cabeça do kinguio. Os chineses dividiram os tipos de formato do wen em três formas básicas:  
 
Goose Head - Cabeça de Ganso (também conhecido como high head – “cabeça alta”  
Lion Head - Cabeça de Leão  
Tiger Head - Cabeça de Tigre 

Cabeça de Ganso

Os kinguios Cabeça de Ganso se caracterizam pelo formato do wen alargado e com limitação na porção superior da cabeça. Ou seja, a protuberância se limita apenas ao cap (capuz) sem nenhum crescimento nas outras partes da cabeça, como bochecha, boca, queixo ou cobertura de brânquias. Um exemplo bastante comum dessa variedade é o Red Cap Oranda.

Cabeça de Leão

Essa variedade foi criada na China com o propósito de retratar o mítico leão chinês e tem como característica marcante protuberâncias que se estendem no topo da cabeça e nas laterais das bochechas. Esse crescimento é tão desenvolvido que chega ao ponto de cobrir praticamente toda a cabeça do peixe, unindo a parte frontal e as bochechas. Na China o Lion Head é comumente referido apenas como oranda. No ocidente muitos aquaristas se referem ao lion head como egg fish. Isso causa ainda mais controvérsias na denominação dessa variedade 

Cabeça de Tigre

Essa denominação era dada aos egg fishs sem nadadeira dorsal como exemplo na linhagem dos ranchus e que apresentavam crescimento moderado da cabeça. A principal diferença entre o Lion Head e o Tiger Head é que o segundo tem a tendência de não apresentar um crescimento tão claro da parte superior do wen e das bochechas. O crescimento das protuberâncias é espalhado uniformemente por toda a cabeça, lembrando uma couve-flor. Nos últimos anos essa caracterização se tornou um pouco mais complexa, pois alguns orandas exibem o mesmo padrão do wen dos eggs fishs e o crescimento do wen se estendeu tanto para baixo como para o queixo, em alguns casos cobrindo até os olhos. Por esse fato não podemos mais afirmar que a característica do Tiger Head é típica do kinguio com formato de corpo oval ou que o Lion Head é caracterizado apenas dentro da linhagem dos orandas.  
TAILÂNDIA 
  
Embora o conceito tailandês seja bem mais recente em relação ao chinês, ao longos dos anos ele vem conquistando muitos adeptos. Os tailandeses também dividiram os formatos do wen em três tipos: 
  
Buffalo Head – Cabeça de Búfalo  
Lionchu  
Chinese Head – Cabeça Chinesa 

Cabeça de Búfalo

Sem sombra de dúvidas, essa característica representou um novo marco para avaliarmos o formato do wen de um kinguio. Um Buffalo Head de alto padrão deve ter uma clara distinção de uma coroa semelhante da variedade Goose Head, mas em uma menor proporção seguido de um crescimento de bochechas mais acentuado. De acordo com a definição tailandesa o Buffalo Head não deve também deixar de possuir a famosa visão lateral do ranchu que foi e ainda é alvo de muitas competições locais. A diferença entre o Buffalo Head e um Lion Head está basicamente na protuberância da parte superior frontal do wen. Na variedade cabeça de búfalo essa protuberância não é tão extensa e não se estende até os olhos. Não há também uma ligação bem definida entre as protuberâncias da testa e das bochechas, formando assim um pequeno espaço entre elas. 

Lionchu

Essa variedade ao longo dos anos vem ganhando muitos apreciadores, principalmente na Tailândia, onde são organizadas recorrentes competições acerca dela. Os tailandeses ao selecionar essa variedade de kinguio, combinaram duas características principais que ajudam a identificá-la: o formato da porção do wen semelhante à uma bola de golfe ou couve-flor e enfatizaram também o crescimento lateral das bochechas. Seria o resultado da fusão do Tiger Head com o Thai Ranchu, resultando como denominação Tigerchu. Mas devido às recorrentes interpretações equivocadas de muitos criadores sobre o que realmente define a variedade Tiger head, a nomencltura Lionchu se firma para determinar essa variedade de kinguio.  

Cabeça Chinesa

Um fato inegável e que não podemos aqui deixar passar desapercebido seria o caso de que nem todas as variedades mais conhecidas de kinguios teriam sido criações exclusivamente chinesas. Apesar de que no Japão algumas variedades foram renomeadas de acordo com os lugares em que foram criadas pela primeira vez, o país ganhou destaque no meio com algumas criações próprias, como o Ranchu Japonês e o Tosakin.  Na vista aérea do wen do Ranchu Japonês podemos notar as mesmas características do Buffalo Head tailandês, mas quando estendemos nossa análise por toda a extensão corpórea dessa variedade podemos notar no Ranchu Japonês uma curvatura mais acentuada, corpo mais compactado, e por último, nadadeira caudal em formato angular mais definido. Sua exibição oficial data do século XIX, mais precisamente do ano de 1885.  

SHOW XING GONG

De maneira cultural, os chineses atribuem nomes às diferentes variedades levando em consideração relações entre seres (pessoas e animais) míticos. Como exemplo podemos citar a variedade em questão, cujo nome foi inspirado em uma persona mítica que simboliza longevidade. Tanto na Ásia como no ocidente essa variedade é conhecida apenas como Lionhead. 

JU HUA HEAD

Traduzindo ao pé da letra ju hua head significa cabeça de crisântemo. Essa variedade recebeu essa denominação pelo fato do wen lembrar as camadas sobrepostas de pétalas imaturas, semelhante ao que vemos na flor crisântemo. Ao fazermos a análise do crescimento do wen nessa variedade, podemos notar um crescimento menos enrugado em relação às outras variedades já citadas aqui até o momento. 

Cabeça Boxer

Essa variedade se destaca pela tonalidade escura além de uma característica bem marcante que ajuda a nos identificá-la: a porção frontal de sua face é encurtada e um tanto plana, característica que faz-nos remeter ao formato da cabeça do cão da raça boxer, animal de pêlo curto e focinho pequeno, motivo esse que fez com que a variedade em questão receba essa denominação.
Algumas dicas para se alcançar um bom desenvolvimento do wen  
  
Intensificando a oferta de proteína e mantendo o peixe em espaços abaixo do indicado para a espécie, limitando seu espaço de natação, temos como resultado uma maior desenvolvimento do wen e em contrapartida redução do crescimento corpóreo.  Devemos sempre procurar manter a água em boas condições para os peixes, realizando os testes de praxe e mantendo os níveis sempre em condições que não acarretem infortúnios para os mesmos.  
A utilização da green water (água verde) pode ser um fator de suma importância no quesito crescimento, pois essa água se caracteriza por possuir abundância de micro-organismos que acabam por contribuir com alguns benefícios, como exemplo, auxílio do controle dos níveis de nitrato e uma maior taxa de desenvolvimento corpóreo e intensificação da coloração do kinguio. 
De preferência devemos assegurar que o peixe receba luz solar, preferencialmente pela manhã ou que haja complementação com luz de iodetos metálicos. 

Foto: Mário Barros